O desafio da comunicação da pesquisa sobre riscos climáticos na agricultura familiar: a experiência de uso de cartilha educativa no Semiárido nordestino

Autores

  • Gabriela Litre Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (UnB)
  • Melissa Curi Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (UnB)
  • Patricia S. Mesquita Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (UnB)
  • Stéphanie Nasuti Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (UnB)
  • Gledson Rocha Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49069

Palavras-chave:

mudanças climáticas, restituição de resultados de pesquisa, semiárido, agricultura familiar, comunicação científica

Resumo

Com foco nos agricultores familiares do Semiárido nordestino – um dos segmentos da população brasileira mais vulnerável às mudanças e às variabilidades climáticas – este artigo apresenta o processo de elaboração e de divulgação de uma cartilha educativa, criada de maneira colaborativa, para compartilhar as percepções desses agricultores sobre os riscos climáticos. A cartilha também visou divulgar opções de estratégias adaptativas desenvolvidas pelos próprios atores locais. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar, integrante da sub-rede Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional (MCDR/Rede CLIMA), conduziu 1.140 entrevistas semiestruturadas em quatro áreas do Semiárido brasileiro: Seridó Potiguar-RN, Gilbués-PI, Juazeiro-BA e Chapada do Araripe-CE. Os questionários aplicados levantaram, entre outros, dados sobre as percepções dos agricultores familiares a respeito das mudanças do clima, seus valores culturais e suas expectativas a respeito do futuro dos seus modos de vida rurais. A partir dessas informações, criou-se uma cartilha educativa para restituir os dados coletados. Privilegiando o diálogo e a troca de saberes ou, nas palavras de Habermas, “a negociação da definição de situação”, o instrumento de comunicação escolhido partiu do pressuposto de que as comunidades tendem a confiar em novas informações quando estas possuem, na sua percepção, relevância, credibilidade e legitimidade. Os resultados gerais da experiência demonstraram que possíveis barreiras sociais e culturais (tais como a incompreensão inicial entre cientistas e usuários do conhecimento) podem ser superadas por meio de ações colaborativas entre a academia, os tomadores de decisão e os usuários finais. A elaboração da cartilha encorajou o trabalho horizontal para identificar riscos climáticos e possíveis medidas de adaptação.

Biografia do Autor

Gabriela Litre, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (UnB)

Gabriela Litre holds a B.A. in Social Communication and Journalism (1996) from the Universidad del Salvador, Buenos Aires, Argentina, and a M.Sc. in Globalisation and Latin American Studies from the University of London - Institute of Latin American Studies (2004). She studied Sociology at the University of Buenos Aires (2001). She also holds a specialization in Journalism, Freedom of Expression, and Racism in the Media (1998), from the University of Florida, U.S.A., a degree in international relations and regional economic integration from the Ministry of Foreign Affairs of Spain, a PhD in Environmental Management and Public Policy for Sustainable Development (Center for Sustainable Development, University of Brasilia, 2010) and a PhD in Geography and Territorial Urban Planning (IHEAL, Université Paris 3, Sorbonne-Nouvelle, 2010). She specialized in the positive, win/win management and intervention in socio environmental conflicts with courses in Chile, administered b the Fundacion Futuro Latinoamericano in Chile (FFLA, 2006). Since 2011, she is a postdoctoral researcher at the Center for Sustainable Development at the University of Brasília. 

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Litre, G., Curi, M., Mesquita, P. S., Nasuti, S., & Rocha, G. (2017). O desafio da comunicação da pesquisa sobre riscos climáticos na agricultura familiar: a experiência de uso de cartilha educativa no Semiárido nordestino. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 40. https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49069

Edição

Seção

Comunicação e Mudanças Climáticas: uma discussão necessária e urgente