Mudanças climáticas globais e o cuidado ambiental na percepção de adolescentes: uma aproximação possível

Autores

  • Hellen Chrystianne Barros Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José de Queiroz Pinheiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49061

Palavras-chave:

mudanças climáticas globais, percepção, cuidado ambiental, adolescentes

Resumo

As evidências científicas da existência das mudanças climáticas globais (MCGs) são cada vez mais conhecidas, correspondendo a um problema humano-ambiental com dimensões psicológicas e sociais tanto em seu agravamento quanto em seus impactos. Este estudo objetivou investigar a percepção das MCGs por adolescentes e sua associação com práticas de cuidado ambiental autorrelatadas. Para tanto, aplicou-se um questionário, com questões abertas, a 323 adolescentes de escolas da cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Os dados foram submetidos a análise temática de conteúdo e a análises estatísticas, a fim de investigar associações entre as variáveis. A percepção das MCGs foi considerada confusa; os adolescentes as percebem como um problema ambiental genérico e as confundem com outros problemas, como a poluição pelo acúmulo de lixo. Sobre o cuidado ambiental, 46% afirmaram praticá-lo, havendo pouca variação entre os tipos de ações mencionadas. A ação mais citada foi relativa ao controle do lixo. Os adolescentes que mencionaram praticar essas ações, assim como práticas de coleta seletiva e reciclagem, foram os que mais mencionaram causas do problema das MCGs, o que sugere que eles as percebem de maneira associada à temática do lixo. Além disso, os adolescentes que mais indicaram responsáveis pela ocorrência das MCGs foram os que relataram se engajar em ações de plantação de mudas, economia de energia elétrica e campanhas de conscientização, sugerindo a existência de associações entre a atribuição de responsabilidade pelas MCGs e o cuidado ambiental. A exploração desses conceitos busca auxiliar na promoção de medidas de educação ambiental, ampliando o escopo de ações praticadas pelos adolescentes para além das questões relativas ao lixo, pois, apesar de sua reconhecida importância, a diversidade de comportamentos também pode ser estimulada, incluindo outras ações de mitigação das MCGs em nível local.

Biografia do Autor

Hellen Chrystianne Barros, Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPgPsi da UFRN.  

José de Queiroz Pinheiro, Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente (GEPA); mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, doutor em Psicologia Ambiental pela Universidade do Arizona (Tucson, EUA); e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Barros, H. C., & Pinheiro, J. de Q. (2017). Mudanças climáticas globais e o cuidado ambiental na percepção de adolescentes: uma aproximação possível. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 40. https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49061

Edição

Seção

Comunicação e Mudanças Climáticas: uma discussão necessária e urgente