Alteridade e ato responsável em Bakhtin e Lévinas: contribuições à educação ambiental inspirada pelo infinito ético

Autores

  • Ítalo César de Moura Soeiro Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marina Assis Pinheiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Diana Carolina Gómez Bautista Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.48149

Palavras-chave:

Bakhtin, Lévinas, natureza, crise ambiental, ética

Resumo

A crise ambiental exige uma reflexão crítica sobre as suposições que orientam a sociedade ocidental moderna. Ao abandonarem a concepção da Natureza enquanto forma de vida orgânica e autodeterminada e, assim, passando a concebê-la como objeto a ser dominado, retiram-na do interior das relações éticas. Buscando um diálogo entre as noções de ato responsável e alteridade em Mikhail Bakhtin e Emmanuel Lévinas, respectivamente, a reflexão ética abordada neste ensaio problematiza como essas categorias podem ultrapassar a relação humano-humano, no sentido de uma responsabilidade com o Outro não humano que é subjetivado na e pela cultura, o que pode ser representado pela ideiada transcendência do ‘si mesmo’ em direção ao Infinito Ético. Assim sendo, o objetivo deste artigo é o de contribuir para o universo da Educação Ambiental, aproximando a abordagem da Natureza à alteridade/diferença inerente ao ato responsável e colocando-a como um Outro que deve ir muito além das gramáticas da dominação/servidão.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Soeiro, Ítalo C. de M., Pinheiro, M. A., & Bautista, D. C. G. (2017). Alteridade e ato responsável em Bakhtin e Lévinas: contribuições à educação ambiental inspirada pelo infinito ético. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 40. https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.48149

Edição

Seção

Artigos