RESEX Marinha Gurupi-Piriá e políticas públicas educacionais

Autores

  • Adria Macedo Santos Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ligia Terezinha Lopes Simonian Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v42i0.47028

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais, gestão, desenvolvimento sustentável

Resumo

Neste artigo, discutem-se as políticas públicas educacionais desenvolvidas nos povoados da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Gurupi-Piriá, unidade de conservação (UC) de uso sustentável localizada no município de Viseu, no nordeste paraense. Criou-se essa RESEX pelo Decreto Presidencial de 20 de maio de 2005. Com base na metodologia qualitativa e por meio do estudo dos órgãos governamentais de ensino e instituições representativas, analisam-se as práticas de ensino/aprendizagem em seus diversos níveis e modalidades. Ainda nessa perspectiva, discute-se a condição de envolvimento dos seus usuários nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas educacionais dirigidas a esta UC e, notadamente, de pescadores artesanais, marisqueiras e caranguejeiros. No que concerne aos resultados do estudo, detectou-se a ausência de uma política educacional de qualidade e que reconheça as especificidades do modo de vida das populações tradicionais locais.

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Publicado

2017-12-24

Como Citar

Santos, A. M., & Simonian, L. T. L. (2017). RESEX Marinha Gurupi-Piriá e políticas públicas educacionais. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 42. https://doi.org/10.5380/dma.v42i0.47028

Edição

Seção

Artigos