RESEX Marinha Gurupi-Piriá e políticas públicas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v42i0.47028Palavras-chave:
políticas públicas educacionais, gestão, desenvolvimento sustentávelResumo
Neste artigo, discutem-se as políticas públicas educacionais desenvolvidas nos povoados da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Gurupi-Piriá, unidade de conservação (UC) de uso sustentável localizada no município de Viseu, no nordeste paraense. Criou-se essa RESEX pelo Decreto Presidencial de 20 de maio de 2005. Com base na metodologia qualitativa e por meio do estudo dos órgãos governamentais de ensino e instituições representativas, analisam-se as práticas de ensino/aprendizagem em seus diversos níveis e modalidades. Ainda nessa perspectiva, discute-se a condição de envolvimento dos seus usuários nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas educacionais dirigidas a esta UC e, notadamente, de pescadores artesanais, marisqueiras e caranguejeiros. No que concerne aos resultados do estudo, detectou-se a ausência de uma política educacional de qualidade e que reconheça as especificidades do modo de vida das populações tradicionais locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.