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Modelo conceitual de avaliação de ameaças sobre serviços ecossistêmicos de sistemas de dunas. Estudo de caso: os campos de dunas da Ilha de Santa Catarina/SC, Brasil

Francisco Arenhart da Veiga Lima, Fabricio Basílio de Almeida, Ricardo Perez Torres, Marinez Eymael Garcia Scherer

Resumo


Este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo conceitual para identificação dos serviços ecossistêmicos (SE) das dunas, das ameaças incidentes, dos principais atores beneficiados e das respostas de gestão. Trata-se de um estudo de caso aplicado para três Unidades de Conservação que abrigam sistemas dunares na Ilha de Santa Catarina, Brasil. Foram utilizadas as metodologias de Gestão e Conhecimento com Base Ecossistêmica do Laboratório de Gestão Costeira Integrada/UFSC como ferramenta para a identificação e a classificação dos serviços e, para a identificação e avaliação do grau de ameaça para os campos de dunas, aplicou-se o Threats Classification Scheme, da IUCN. Para os sistemas de dunas, identificaram-se nove serviços predominantes, classificados em: suporte para hábitat; provisão de água doce e recurso mineral; regulação e recarga de aquífero; fluxo de sedimentos; controle de erosão; ciclagem de nutrientes e filtragem; e cultural relacionado à paisagem. Os principais atores beneficiários e impactados pelo uso destes SE são a comunidade local e o trade turístico. Quanto às ameaças que incidem sobre as dunas destacam-se, 18 vetores de pressão. As classificadas com grau “muito alto” foram: captação e uso da água subterrânea e emissão de efluentes líquidos. Com classificação “alta”, destacam-se as atividades turísticas e recreacionais, as infraestruturas residenciais e comerciais, assim como a estrutura de estradas e caminhos. Diante dos resultados apresentados, o desafio é desenvolver políticas públicas que incentivem o conhecimento sobre os SE na zona costeira, pois são de extrema importância para a gestão efetiva dos recursos naturais. A aplicação da GBE possibilita a identificação de vetores de pressão, construindo uma base de informações técnico-científica, de forma a subsidiar a tomada de decisão e o conhecimento popular, objetivando reduzir os impactos nos serviços e processos ecossistêmicos, mantendo a qualidade e o bem-estar humano para as presentes e futuras gerações.


Palavras-chave


serviços ecossistêmicos; bem-estar humano; dunas; gestão com base ecossistêmica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v38i0.46992