Análise da percepção do risco de desastres naturais por meio da expressão gráfica de estudantes do Projeto Defesa Civil na Escola
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v42i0.46271Palavras-chave:
desastres naturais, educação ambiental, escola, percepção de riscoResumo
Os desastres naturais são cada vez mais frequentes no cotidiano da população mundial. Nos últimos anos, nenhum continente foi poupado de eventos naturais adversos que resultaram em desastres com consequências também para a vida humana. Em um contexto local, investigou-se uma ação de educação ambiental promovida pela Defesa Civil da cidade de Blumenau/SC/BR, denominada Defesa Civil na Escola. Objetivou-se identificar a percepção dos riscos de desastres naturais dos estudantes participantes do projeto, por meio de sua expressão gráfica. Para tal fim, foram realizadas uma pesquisa exploratória e uma análise documental das representações gráficas, na forma de desenhos, elaboradas por estudantes participantes do projeto. Para o tratamento e a análise dos desenhos, foi construída uma matriz contendo as categorias e os conteúdos empregados durante os encontros nas escolas e foi aplicado o método estatístico não paramétrico Qui-Quadrado. Os resultados indicaram que as práticas educacionais realizadas pela Defesa Civil Municipal são ferramentas importantes para mediar conteúdos relacionados à temática desastre natural. Além disso, essas práticas proporcionam aos estudantes do ensino fundamental uma visão complexa dos principais riscos de desastres existentes no município, capacitando-os a identificar seus principais impactos negativos, e os tornam disseminadores dessas informações, favorecendo o desenvolvimento de uma cidade resiliente em relação aos riscos de desastres naturais.
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