Avaliação de ameaças tecnológicas na cidade de Paranaguá/PR, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v41i0.46015Palavras-chave:
ameaça tecnológica, elementos expostos, produtos perigososResumo
A redução de riscos a desastres está ganhando relevância no campo das ciências ambientais, sendo frequentemente abordada em diagnósticos territoriais. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar e avaliar os níveis de ameaça tecnológica com relação ao armazenamento de produtos perigosos na cidade de Paranaguá. A metodologia desenvolvida tem como base teórica a legislação espanhola Reglamento de Actividades Molestas, Insalubres, Nocivas y Peligrosas de 1961, bem como é complementada com as propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Brasil. A análise foi realizada, com o auxílio do software ArcGIS 10.1, considerando a distância como fator de exposição. A partir da aplicação desta metodologia, pode se concluir que um total de 84,75 km² estão sob ameaças tecnológicas e mais de 124.000 pessoas seriam afetadas no caso de acontecer um evento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

