Análise de oportunidades e desafios para o Nexo Água-Energia
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v37i0.45046Palavras-chave:
nexo água-energia, planejamento integrado de recursos, políticas públicas, meio ambienteResumo
O desenvolvimento econômico, o crescimento da população mundial e o aumento da urbanização, tendem a aumentar a demanda mundial por água e energia, intensificando os conflitos entre os setores hídrico e energético e gerando impactos sobre o meio ambiente. Além da interferência direta dos seres humanos sobre esses recursos, as mudanças climáticas e eventos climáticos extremos têm afetado a disponibilidade de água e, consequentemente, a geração de energia de forma significativa. Este trabalho tem como objetivos apresentar a dependência entre água e energia, ressaltando a importância de um planejamento integrado entre os setores hídrico e energético, e mostrar os principais desafios e oportunidades a serem enfrentados por pesquisadores, empresas e governos a fim de que o crescimento populacional e econômico seja pautado em decisões mais sustentáveis com relação ao nexo água-energia. Assim, é imprescindível que se considere o nexo água-energia no planejamento e na tomada de decisão dos governos em todos os níveis, desde o municipal até o nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.