Conhecimento tradicional dos pescadores do baixo rio Juruá: aspectos relacionados ao comportamento reprodutivo dos peixes da região
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.44776Palavras-chave:
etnoecologia, pescador ribeirinho, pesca, reproduçãoResumo
O presente trabalho analisa o conhecimento que os pescadores ribeirinhos residentes nas comunidades localizadas na Reserva Extrativista do baixo rio Juruá possuem sobre o comportamento reprodutivo dos peixes da região. Os dados foram coletados em 2008 e 2009, sempre no final do período de vazante quando os pescadores mais experientes estavam reunidos para a realização da contagem e despesca do pirarucu (Arapaima gigas). Fez-se uso de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos pescadores considerados “autoridades” locais quanto à pesca. A forma de análise dos dados obtidos nas entrevistas foi a categorização do conteúdo das respostas. Os dados também foram trabalhados por meio de uma abordagem emicista/eticista, elaboração de tabelas de cognição comparada, em que os conhecimentos tradicionais são comparados com trechos da literatura cientifica corrente. Os pescadores demonstraram possuir um extenso conhecimento sobre o comportamento reprodutivo dos peixes da região, relacionando-o sempre ao ciclo hidrológico do rio Juruá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.