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A problematização do local para a educação ambiental dos estudantes na educação básica

Franciely Ribeiro dos Santos, Ademir José Rosso

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar junto com os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental (EF) e do terceiro ano do Ensino Médio (EM) os principais problemas socioambientais locais e suas possibilidades de encaminhamento das atividades de EA. A pedagogia crítica (Freire) e a epistemologia genética (Piaget) dialogam acerca do processo de construção do conhecimento socioambiental. A pesquisa investigou 717 estudantes de escolas das redes pública e privada por meio de questionários semiestruturados. Tabuladas e categorizadas, as informações foram analisadas no software SPSS. Estabeleceu-se uma análise comparativa dos problemas socioambientais apontados a partir das variáveis: rede, modalidade de ensino, sexo e bairro. As análises indicam que os estudantes, tanto do EF quanto do EM, enfatizam a problemática ambiental a partir dos problemas sociais.


Palavras-chave


problemas socioambientais; local; educação crítica; epistemologia genética

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v38i0.43998