Rumo a um pensamento socioambiental: aproximações epistemológicas e sociológicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v35i0.43541Palavras-chave:
conhecimento científico, conhecimento local, paradigma, problemas socioambientaisResumo
No essencial, o artigo propõe-se a contribuir para o conhecimento dos problemas ambientais a partir de perspectivas científicas que emergem da crise dos paradigmas modernos, considerando os saberes tradicionais e locais. Para tanto, conduz a abordagem em três momentos: o primeiro, pela fundamentação do conhecimento e dos problemas ambientais da atualidade. Esta fundamentação destaca, num primeiro momento, como significativo o tema do confronto paradigmático e de seus respectivos contextos, seja em termos de realidade dos problemas ambientais, seja o seu conhecimento; no segundo momento, aborda a questão socioambiental do ponto de vista filosófico e sociológico, tendo em vista a relevância atual desse problema; em terceiro lugar, confronta em diferentes perspectivas os conhecimentos científicos com os demais saberes culturais que podem distanciar-se, mas também complementar-se mutuamente, por meio de uma prática dialógica de saberes. O artigo finaliza abrindo possibilidades para futuras abordagens sobre o tema e apresenta uma bibliografia que permite acompanhar os fundamentos argumentativos do texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

