A relação entre comercialização de alimentos e princípios agroecológicos na rede de cooperativas de reforma agrária do Paraná/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v38i0.41984Palavras-chave:
agricultura familiar, agroecologia, circuitos curtos de comercialização, redes agroalimentares alternativas, mercados de proximidadeResumo
O artigo analisa a (in)compatibilidade entre dinâmicas de comercialização de alimentos e princípios agroecológicos, estudando uma rede de cooperativas de reforma agrária. Foram consideradas as categorias “diversidade de alimentos” e “proximidade entre produção e consumo”, entendidas como chaves para uma abordagem agroecológica. Verificamos que o envolvimento com os mercados promove em algumas cooperativas uma forte especialização e possibilita a venda para mercados distantes, enquanto em outras se vê a valorização da diversidade e dos mercados de proximidade, porém, com dependência dos mercados institucionais. Concluímos que há caminhos possíveis para se especializar e ampliar a escala comercial sem se afastar de princípios agroecológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.