Gestão direta de Florestas Públicas: uma alternativa de gestão territorial em áreas protegidas

Autores

  • Michele de Azevedo Pinto Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Mário Vasconcellos Sobrinho Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Gilberto de Miranda Rocha Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v35i0.41514

Palavras-chave:

gestão direta, políticas públicas, áreas protegidas, concessão florestal

Resumo

O artigo analisa as principais dificuldades e avanços de um processo de gestão direta de Floresta Pública. Em particular, analisa a gestão direta da Floresta Estadual do Antimary, no Estado do Acre. O trabalho foca-se nos fatores que contribuíram para a gestão florestal, para a conservação dos recursos naturais e para o desenvolvimento da comunidade residente na unidade de conservação. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e o uso do método histórico-descritivo para a análise dos dados que foram obtidos por meio de observação participante, de entrevistas semiestruturadas, do levantamento documental e do uso da ferramenta de geoprocessamento. O artigo mostra que a gestão direta pode ser um mecanismo eficiente de gestão territorial de áreas protegidas, apesar das dificuldades impostas pelas limitações de captação de recursos. O modelo de gestão direta de reserva florestal, quando aplicado em unidades de conservação relativamente pequenas, pode representar um aumento na capacidade de intervenção política do Estado e das comunidades na gestão da unidade, contribuindo, assim, para a redução do desmatamento e dos conflitos pelo uso dos recursos.

Downloads

Publicado

2015-12-24

Como Citar

Pinto, M. de A., Vasconcellos Sobrinho, M., & Rocha, G. de M. (2015). Gestão direta de Florestas Públicas: uma alternativa de gestão territorial em áreas protegidas. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 35. https://doi.org/10.5380/dma.v35i0.41514

Edição

Seção

Artigos