Reflexões sobre o manejo florestal em assentamentos rurais do semiárido sergipano

Autores

  • Lucas Oliveira do Amorim Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Anabel Aparecida de Mello Departamento de Ciências Florestais, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Fernando Fleury Curado Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Débora Moreira de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v36i0.38555

Palavras-chave:

conhecimento tradicional, recursos florestais, desenvolvimento rural

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as reflexões de agricultores em dois Assentamentos Rurais do semiárido sergipano, acerca do manejo florestal. Foram coletados dados primários e secundários nos Projetos de Assentamento Santa Rita e José Gomes da Silva, sendo o primeiro localizado no município de Canindé do São Francisco e o segundo, no município de Lagarto. Os dados obtidos demonstram que o uso dos recursos florestais madeireiros é uma atividade presente nos assentamentos estudados. No PA Santa Rita os agricultores priorizam o uso combustível da madeira a partir da fabricação do carvão, realizando o corte raso da árvore. Já no PA José Gomes da Silva os agricultores utilizam estacas, advindas principalmente da poda dos ramos, para construção de cercas e uso como lenha. Observou-se, também, a deficiência na atuação dos órgãos ambientais e de assistência técnica, no sentido de viabilizar o Manejo Florestal Sustentável em Assentamentos Rurais sergipanos.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Amorim, L. O. do, Mello, A. A. de, Curado, F. F., & Oliveira, D. M. de. (2016). Reflexões sobre o manejo florestal em assentamentos rurais do semiárido sergipano. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 36. https://doi.org/10.5380/dma.v36i0.38555

Edição

Seção

Artigos