Território e comunidades étnicas/locais: entre pressões de grandes empreendimentos e o acesso a políticas públicas

Maristela Oliveira de Andrade, Adjane de Araújo Machado, Ivys Medeiros da Costa, Rafaella Soares Espínola

Resumo


Este trabalho propõe uma reflexão a partir de uma pesquisa sobre múltiplas experiências em territórios indígenas, quilombolas e de populações locais com fronteiras ou sobreposições com unidades de conservação na Paraíba, confrontados com grandes empreendimentos econômicos ou alvo de políticas públicas direcionadas a eles. Com base em uma análise comparativa dessas experiências foram identificados, de um lado, conflitos socioambientais por disputas territoriais diante da implantação de grandes empreendimentos capitalistas privados; e, por outro lado, uma aproximação entre os interesses em favor do desenvolvimento local sustentável e da conservação ambiental, através de políticas sociais e ambientais como fruto da mediação do Estado. Como resultado desta pesquisa, foram vislumbrados sinais, ainda que frágeis, da formação de um fórum comum em que pesquisadores das ciências humanas e naturais dialogam para construir uma relação mais simétrica entre sociedade e natureza.

Palavras-chave


território; conflitos socioambientais; sustentabilidade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v33i0.37071



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.