O Programa Produtor de Água e Floresta de Rio Claro/RJ enquanto ferramenta de gestão ambiental: o perfil e a percepção ambiental dos produtores inscritos

Autores

  • Roberta Fernanda da Paz de Souza Paiva Departamento de Engenharia de Agronegócios, Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Rafael Campos Coelho Departamento de Engenharia de Agronegócios, Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v33i0.36702

Palavras-chave:

gestão das bacias hidrográficas, pagamento por serviços ambientais, serviços ecossistêmicos

Resumo

O pagamento por serviços ambientais (PSA) é uma ferramenta que vem sendo adotada com vistas a estimular a adoção, por parte dos produtores rurais, de ações que possam contribuir para a recuperação e a preservação ambientais por meio da adesão voluntária em programas de conservação. Uma das experiências de PSA já implantadas no Brasil é o Programa Produtor de Água e Floresta (PAF) da cidade de Rio Claro/RJ, área estratégica para o fornecimento de água para a cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. Por meio do PAF, produtores rurais são remunerados financeiramente pela “oferta” de serviços ambientais. Sendo um programa de adesão voluntária, faz-se necessário o estudo de variáveis que possam contribuir para um maior número de adesões e a efetividade de seus resultados. Com vistas a contribuir para a avaliação e validação do mesmo, este estudo tem como objetivo discutir de que maneira o perfil socioeconômico, a percepção quanto à sustentabilidade ambiental e serviços ecossistêmicos e a consciência ambiental dos produtores que integram o PAF determinaram sua adesão. Pretende-se ainda avaliar, por meio da percepção dos mesmos, a implantação do programa e seus resultados. Para tanto, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 29 dos 59 produtores integrantes. Os resultados indicam que a maioria dos produtores que aderiu ao projeto já adotava práticas de conservação e optou em participar pela consciência ambiental que já tinham. Isso mostra a necessidade de se estimular proprietários que ainda não sejam adeptos de tais práticas a integrar o projeto, elevando seu ganho marginal. Segundo os produtores, os valores pagos são baixos e acabam por não estimular a adesão de novos integrantes. Observa-se ainda que o grupo considerado percebe o meio ambiente como determinante para o seu bem-estar, de sua família e de outras espécies, dando importância, portanto, aos serviços ecossistêmicos que os afetam direta ou indiretamente.

Biografia do Autor

Roberta Fernanda da Paz de Souza Paiva, Departamento de Engenharia de Agronegócios, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Departamento de Engenharia de Agronegócios, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rafael Campos Coelho, Departamento de Engenharia de Agronegócios, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Departamento de Engenharia de Agronegócios, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

Paiva, R. F. da P. de S., & Coelho, R. C. (2015). O Programa Produtor de Água e Floresta de Rio Claro/RJ enquanto ferramenta de gestão ambiental: o perfil e a percepção ambiental dos produtores inscritos. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 33. https://doi.org/10.5380/dma.v33i0.36702

Edição

Seção

Artigos