Variabilidade climática e seu impacto em pescarias de pequena escala de invertebrados na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v32i0.36217Palavras-chave:
pescarias artesanais, invertebrados, variabilidade climática, mudança global, resiliência, OSEN, América LatinaResumo
As pescarias de pequena escala ou artesanais desempenham um papel fundamental para a segurança alimentar e para a mitigação da pobreza na América Latina. Estas pescarias estão cada vez mais ameaçadas por fatores antropogênicos e climáticos que atuam em diversas escalas espaço-temporais. Este trabalho documenta os efeitos da variabilidade climática em pescarias de pequena escala de invertebrados na América Latina, com base na literatura recente. Além disso, é discutido o impacto conjunto de duas fontes adicionais: a globalização dos mercados e a governança. Foi observado que a variabilidade climática (e.g., anomalias da temperatura superficial do mar) produz impactos significativos nas pescarias de pequena escala, os quais variam em função do ciclo de vida e da distribuição geográfica das espécies-alvo, assim como nas características oceanográficas de cada região. Estas variáveis, em conjunto com fatores econômicos, tem incrementado as taxas de diminuição dos estoques pesqueiros. É destacada a necessidade de melhorar os sistema de manejo e governança para lidar com a crescente incerteza causada pelos impactos da mudança climática e da globalização dos mercados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.