Variabilidade climática e seu impacto em pescarias de pequena escala de invertebrados na América Latina

Autores

  • Omar Defeo Facultad de Ciencias
  • Mauricio Castrejón Dalhousie University, Halifax, Nova Scotia, Canada.
  • Leonardo Ortega Centro Universitario de la Región Este (CURE), Universidad de la República (UDELAR), Rocha, Uruguay.
  • Angela M. Kuhn Dalhousie University, Halifax, Nova Scotia, Canada.
  • Anita de Álava Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguay.

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v32i0.36217

Palavras-chave:

pescarias artesanais, invertebrados, variabilidade climática, mudança global, resiliência, OSEN, América Latina

Resumo

As pescarias de pequena escala ou artesanais desempenham um papel fundamental para a segurança alimentar e para a mitigação da pobreza na América Latina. Estas pescarias estão cada vez mais ameaçadas por fatores antropogênicos e climáticos que atuam em diversas escalas espaço-temporais. Este trabalho documenta os efeitos da variabilidade climática em pescarias de pequena escala de invertebrados na América Latina, com base na literatura recente. Além disso, é discutido o impacto conjunto de duas fontes adicionais: a globalização dos mercados e a governança. Foi observado que a variabilidade climática (e.g., anomalias da temperatura superficial do mar) produz impactos significativos nas pescarias de pequena escala, os quais variam em função do ciclo de vida e da distribuição geográfica das espécies-alvo, assim como nas características oceanográficas de cada região. Estas variáveis, em conjunto com fatores econômicos, tem incrementado as taxas de diminuição dos estoques pesqueiros. É destacada a necessidade de melhorar os sistema de manejo e governança para lidar com a crescente incerteza causada pelos impactos da mudança climática e da globalização dos mercados.

Biografia do Autor

Omar Defeo, Facultad de Ciencias

Dr. Omar Defeo is a Titular Professor at the Universidad de la República in Uruguay.  During the last 30 years, Defeo has worked on biodiversity conservation and the development of adaptive co-management approaches in artisanal shellfisheries, particularly on sandy beach ecosystems. His long-term research, which also includes experimental designs to better distinguish natural variability from anthropogenic impacts, showed that the threats to sandy beach ecosystems span a range from the local, such as trampling, through to the truly global, such as sea-level rise. His research also assesses the implementation of zoning strategies as tools for biodiversity conservation.

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Defeo, O., Castrejón, M., Ortega, L., Kuhn, A. M., & de Álava, A. (2014). Variabilidade climática e seu impacto em pescarias de pequena escala de invertebrados na América Latina. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 32. https://doi.org/10.5380/dma.v32i0.36217

Edição

Seção

Fortalecendo o ecosystem stewardship na pesca artesanal