Uma pesquisa participativa na costa uruguaia: características, desafios e oportunidades para o ensino universitário

Autores

  • Micaela Trimble Natural Resources Institute, University of Manitoba, Winnipeg, Canada. Centro de Estudos do Mar (CEM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontal do Sul, PR, Brasil.
  • Patricia Iribarne Licenciatura en Biología Humana, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay.
  • Marila Lázaro Unidad de Ciencia y Desarrollo, Facultad de Ciencias, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay.

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v32i0.35603

Palavras-chave:

pesquisa participativa, universidade, pesca artesanal

Resumo

Enfoques que promovem algum tipo de participação comunitária estão sendo cada vez mais utilizados para abordar problemáticas socioambientais. Um exemplo são as pesquisas participativas (PP): estratégias de pesquisa nas quais diversos atores trabalham de forma colaborativa para um tema de interesse comum. O grupo de trabalho formado para conduzir a pesquisa participa, de forma horizontal, em todas as etapas, desde a definição da pergunta de pesquisa até a difusão dos resultados. A aplicação destes enfoques na formação universitária representa desafios por vários pontos de vista: redefine o papel do especialista; questiona as visões científicas tradicionais e seus métodos; e promove a reflexão, nao só sobre estas temáticas, mas também sobre o binômio pesquisa/ação. Após caracterizar o enfoque específico das PP, o objetivo desde trabalho é descrever três experiências de formação universitária vinculadas a uma PP na pesca artesanal de Piriápolis (Uruguai), e apartir destas experiências discutir  potencialidades e desafios da inclusão deste enfoque no ensino universitário no Uruguai. A PP em Piriápolis foi iniciada em 2011 visando abordar problemáticas locais vinculadas à pesca artesanal entre distintos atores: pescadores artesanais, pesquisadores universitários, organização governamental encarregada da gestão pesqueira, e ONGs. Esta PP foi iniciada durante uma pesquisa de doutorado, permitiu uma dissertação de graduação, e serviu de plataforma para uma disciplina de graduação em ciências. Destas experiências conclui-se que as PP constituem enfoques transdisciplinares que potenciam, metodológicamente e conceptualmente,  iniciativas universitárias integradas com énfase na inter ou transdisciplinaridade e no  diálogo entre saberes. Ademais, as PP são compatíveis com a realização de estudos e trabalhos de graduação e pós-graduação, e podem ser vinculadas a diversas plataformas educativas.

Biografia do Autor

Micaela Trimble, Natural Resources Institute, University of Manitoba, Winnipeg, Canada. Centro de Estudos do Mar (CEM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontal do Sul, PR, Brasil.

Licenciada y Magíster en Ciencias Biológicas (UdelaR, 2005; PEDECIBA, 2008), Doctora en Manejo de Recursos Naturales y Medioambiente (Universidad de Manitoba, 2013)

Patricia Iribarne, Licenciatura en Biología Humana, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay.

Estudiante avanzada Licenciatura en Biología Humana, Universidad de la República. Perfil: estudios biosociales.

Marila Lázaro, Unidad de Ciencia y Desarrollo, Facultad de Ciencias, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay.

Licenciada y Magíster en Ciencias Biológicas (UdelaR, 1994; PEDECIBA, 2001), Doctora en Filosofía Ciencia y Sociedad (Universidad del País Vasco, 2009)

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Trimble, M., Iribarne, P., & Lázaro, M. (2014). Uma pesquisa participativa na costa uruguaia: características, desafios e oportunidades para o ensino universitário. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 32. https://doi.org/10.5380/dma.v32i0.35603

Edição

Seção

Fortalecendo o ecosystem stewardship na pesca artesanal