Proposta de criação de espaços territoriais a serem especialmente protegidos em uma zona de recarga do Sistema Aquífero Guarani no município de Ribeirão Preto, SP

Autores

  • Ligia Maria Barrios Campanhão Bióloga (USP).
  • Aurélio Teodoro Fontes Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental (USP). Pesquisador associado ao Núcleo de Política e Ciência Ambiental da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Marcelo Pereira de Souza Doutor em Saúde Pública (USP). Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v29i0.33109

Palavras-chave:

espaços territoriais especialmente protegidos, Unidades de Conservação, Sistema Aquífero Guarani.

Resumo

O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é considerado um dos maiores depósitos de água subterrânea do planeta e a maior parte de sua área está situada em território brasileiro. Em Ribeirão Preto, SP, o SAG aflora na zona leste do município, que o utiliza para o abastecimento urbano. Por outro lado, a presença de passivos ambientais e a impermeabilização do solo causada pela urbanização são uma ameaça à conservação do SAG no município, necessitando de medidas de gestão ambiental para garantir a qualidade e a quantidade da água do aquífero. Com vistas à conservação do SAG, o presente trabalho objetivou analisar a potencialidade de aplicação de espaços territoriais especialmente protegidos (ETEPs), tais como reservas legais (RL), área de preservação permanente (APP), Unidades de Conservação (UC), em áreas consideradas prioritárias pelo estudo de localização realizado por Bircol (2012). Os resultados apontam para um mosaico de ETEPs designados em função das características de cada local. Das 30 áreas estudadas, cinco foram enquadradas como UCs de Proteção Integral, oito em UCs de Uso Sustentável, oito em Zonas de Proteção Máxima (ZPM) e nove em parques urbanos públicos destinados ao lazer e à educação ambiental. Este trabalho mostrou que a instituição de ETEPs pode representar uma alternativa para buscar a conservação de uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, o Sistema Aquífero Guarani, compatibilizando a proteção com o desenvolvimento econômico e social.

Biografia do Autor

Ligia Maria Barrios Campanhão, Bióloga (USP).

Bióloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Aurélio Teodoro Fontes, Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental (USP). Pesquisador associado ao Núcleo de Política e Ciência Ambiental da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Engenheiro Civil pela USP. Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental (Escola de Engenharia de São Carlos - USP).

Marcelo Pereira de Souza, Doutor em Saúde Pública (USP). Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Engenheiro Civil pela USP, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública - USP).

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Campanhão, L. M. B., Fontes, A. T., & Souza, M. P. de. (2014). Proposta de criação de espaços territoriais a serem especialmente protegidos em uma zona de recarga do Sistema Aquífero Guarani no município de Ribeirão Preto, SP. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 29. https://doi.org/10.5380/dma.v29i0.33109

Edição

Seção

Artigos