Cidades, sustentabilidade e risco
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v9i0.3078Palavras-chave:
megacidades, sustentabilidade, políticas públicas, megacities, sustainability, public policies.Resumo
O artigo enfoca o processo de globalização e as metrópoles, considerando que em futuro próximo as megacidades estarão concentradas em países emergentes. De outra forma, à aceleração da desigualdade social soma-se a crise do Estado, que inviabilizou o seu poder de investimento em infra-estrutura e serviços sociais. Como resultado, para uma parcela crescente da população, a vida urbana também passou a ser sinônimo de desemprego, miséria, violência, favelas, congestionamentos e poluição, consubstanciando indicadores de má qualidade de vida e de riscos à população.
Cities, sustainability and risk
Abstract
The article focuses on the globalization process and on the metropolis, considering that in the near future, the megacities will be concentrated in the third world nations. More over, to the growing social inequality it is added the crisis of the state government, which has turned impractical its power to invest in infrastructure and social services. As a result, to an increasing number of people, the urban life became also a synonymou to unemployment, misery, violence, shanty towns, traffic jams and pollution, consolidating low life quality and population risk indicators.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.