Políticas públicas e desenvolvimento urbano sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v9i0.3077Palavras-chave:
sustentabilidade urbana, urbanismo, gestão urbana, urban sustainability, urban planing, urban management.Resumo
Considerando que o processo de desenvolvimento urbano implica na multiplicação dos impactos ambientais decorrentes do assentamento humano sobre a área de influência da cidade e a existência de diretrizes de ação visando à promoção da sustentabilidade urbana na Agenda 21 brasileira, bem como nas disposições do Estatuto da Cidade, especialmente no que se refere aos objetivos da política urbana, garantia do direito a cidades sustentáveis, planejamento do desenvolvimento urbano, estudo de impacto de vizinhança e ao Plano Diretor, o trabalho aponta possibilidades de efetivação destas diretrizes e dispositivos legais no gerenciamento urbano por meio de políticas públicas locais no âmbito dos transportes, habitação e uso do solo. Tais políticas deverão estar dirigidas a objetivos ambientais definidos em função do grau de qualidade ambiental urbana presente e da eqüidade da sua distribuição espacial, visando a uma situação futura desejada.
Public policies and urban sustainable development
Abstract
Considering that urban development is directly related to the spreading of environmental impacts caused by human settlements within city limits and the existence of directives in the Brazilian Agenda 21 regarding the promotion of urban sustainability, as well as the content of the City Statute regarding urban policies towards sustainable cities and urban planing, this study presents possibilities of implementing directives and legal measures for urban management by means of local public policies concerning transportation, habitation and land use. Such policies should be directed towards environmental objectives, defined with regard to the present urban environmental quality and spatial distribution, aiming at a desired future condition.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.