Pesquisa e formação na área do meio ambiente e desenvolvimento: novos quadros de pensamento, novas formas de avaliação
Resumo
Este artigo apresenta e discute o referencial conceitual de propostas voltadas para a formação e pesquisa
na área do desenvolvimento e meio ambiente. São analisadas com maior detalhe as noções de desenvolvimento
sustentável e de interdisciplinaridade, por constarem de todas as formas de expressão da
demanda social ambientalista e da maioria dos cursos em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Diversos
programas de pós-graduação ou pesquisa de caráter interdisciplinar vêm sendo recentemente implantados
no Brasil, tentando incorporar esta dualidade conceitual da sustentabilidade e da interdisciplinaridade
às suas práticas e reflexões. Esta nova realidade acadêmica, surgida com a criação de cursos
interdisciplinares, exige o desenvolvimento de formas de avaliação muito distintas daquelas até então
usadas para a análise de programas de cunho disciplinar. O trabalho propõe formas de acompanhamento
e avaliação de desempenho, mais coerentes e compatíveis com as estruturas e modos de funcionamento
originados destes novos conceitos.
Abstract
We present and discuss the conceptual framework of research and formation in the realm of environmental
and developmental issues. The widely used concepts of sustainable development and
interdisciplinarity are critically analyzed. Many graduate programs, recently created in Brazil, have
tried to incorporate both concepts to their planning and practice. To evaluate such interdisciplinary
programs we need new procedures, which may widely differ from the current institutional model, originally
planned for disciplinary courses. We propose alternate forms of evaluating the performance of such
graduate programs which are more adequate and compatible with the newly created academic structures.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v1i0.3058

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