Considerações sobre ocupações irregulares e parcelamento urbano em áreas de mananciais da região metropolitana de Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v3i0.3031Palavras-chave:
ocupação urbana metropolitana, degradação de mananciais, planejamento urbano ambiental, parcelamento de solo e degradação ambiental, recursos hídricos em regiões metropolitanas, metropolitan sprawl, water sources degradation, environmental urban planning,Resumo
O artigo apresenta reflexão sobre dados do processo de ocupação no vetor leste de expansão metropolitana, focalizando especialmente os municípios de Pinhais, São José dos Pinhais e Piraquara, onde se localizam mananciais fundamentais para o abastecimento público regional. O esgotamento desses mananciais é um fato previsto para daqui a três décadas, em grande parte acelerado por formas indevidas de ocupação urbana em áreas para as quais o planejamento regional determinou, desde 1978, estratégias de preservação. Atualmente, as ocupações irregulares e invasões crescem aceleradamente, tornando progressivamente mais difícil a conservação ambiental de tais áreas, num contraponto completo às diretrizes planejadas, que não foram implementadas quer seja por obras, investimentos ou ações de gestão do espaço e recursos naturais de importância capital para a manutenção da vida na região metropolitana.
Considerations about irregular occupations and urban plot process under the water soucers of Curitibas metropolitan region
Abstract
The article presents reflection about the occupation process data on the expansion of east part of metropolitan region, specially focusing the territory of municipalities of Pinhais, Piraquara and São José dos Pinhais where are fundamental water sources for regional public consumption. The break down of these water resources is foreseen in three decades ahead and this situation was improved by irregular forms of occupation of areas where the regional planning had fixed strategy of preservation since 1978. At the present times the irregular occupations and invasions are increasing in a very high speed and proportion what constitute harder situation for conservancy practices.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

