Teorias da cidade e as reformas urbanas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v3i0.3026Palavras-chave:
teorias urbanas, urbanismo contemporâneo, história urbana, urban theories, contemporary urban, urban historyResumo
O entendimento das novas tendências do pensamento sobre a cidade representa a temática abordada. Para o período pós anos 60, discute-se como a utopia da sociedade, baseada na idéia central de progresso e apropriação social de uma tecnologia que gerasse qualidade de vida e igualdade de acesso à riqueza produzida, fragmenta-se. A concepção de vanguarda cristaliza-se, apropriada pela mídia de um mercado consumidor. Na discussão das teorias urbanas, a impossibilidade de reprodução de modelos urbanísticos universais constrói a possibilidade de abordagens mais aprofundadas sobre estas novas tendências contemporâneas, na sua relativização e diversidade. A amplitude e a diversidade das novas tendências, no âmbito do entendimento do urbanismo contemporâneo, constituiu-se em temática essencial do trabalho. Vincula-se à área de teoria do urbanismo e se propõe a desvendar formulações, conteúdos e paradigmas vinculados a estas novas tendências em análise de exemplos nacionais e internacionais de cidades.
Teories of the city and the contemporary urban reforms
Abstract
The compreension of the new thought tendencies about the city represents the thematic approached. In the period pos sixties it is discussed the fragmentation on societys utopia based on the central idea of progress and social appropriation of a technology that it generates quality and equality to the produced wealth. The vanguard conception crystallizes, appropriate by the media of a consuming market.The impossibility of universal urban models reprodution, builds the possibility of approaches more deepened on these new contemporary tendencies. The width and the diversity of the new tendencies was constituted in thematic essential of the work, in the ambit about the understanding on the contemporary urbanization. This article is linked to the area of the urban theory intends to revelate formulations, contents and link paradigms of these new tendencies, analysing international and national citis examples.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.