Avaliação legal, ambiental e econômica da implantação de sistema próprio de tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde para geração de energia em hospital-escola do Estado de São Paulo

Autores

  • Juliana Chiaretti Novi Universidade de São Paulo (USP)
  • Sonia Valle Walter Borges de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Alexandre Pereira Salgado Junior Universidade de São Paulo (USP)
  • Carlos Alberto Grespan Bonacim Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcio Mattos Borges de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v27i0.28407

Palavras-chave:

tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), geração de energia, incineração com gaseificação e combustão combinadas (GCC).

Resumo

O setor hospitalar é potencial gerador dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e apresenta alto consumo de energia devido ao seu período de funcionamento e equipamentos que necessitam de infraestrutura adequada. Este artigo teve como objetivo avaliar a viabilidade legal, ambiental e econômico-financeira para implantar sistema próprio de tratamento de RSS com geração de energia em hospital de grande porte no interior do Estado de São Paulo. O hospital gera cerca de 1,9 t/dia de RSS. O tratamento por incineração com gaseificação e combustão combinadas (GCC) foi o que melhor se adequou à proposta, com base em compilação bibliográfica, entrevistas com pesquisadores nas áreas da saúde e engenharia, órgãos técnicos e fabricantes dos equipamentos. Os resultados revelaram que a proposta está sob a égide da lei, contemplando, inclusive, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas com responsabilidade contínua sobre sua utilização, a fim de se evitar danos ambientais. Para a avaliação econômico-financeira, a metodologia empregada foi a de custo-efetividade. Além do licenciamento ambiental, a proposta deve se submeter a questões políticas e à opinião pública para sua aceitação.

Biografia do Autor

Juliana Chiaretti Novi, Universidade de São Paulo (USP)

Mestra em Administração de Organizações (USP). Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Administração (USP). Professora da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

Alexandre Pereira Salgado Junior, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração (USP). Professor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

Carlos Alberto Grespan Bonacim, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP). Professor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

Marcio Mattos Borges de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Engenharia Mecânica (USP). Professor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Novi, J. C., Oliveira, S. V. W. B. de, Salgado Junior, A. P., Bonacim, C. A. G., & Oliveira, M. M. B. de. (2013). Avaliação legal, ambiental e econômica da implantação de sistema próprio de tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde para geração de energia em hospital-escola do Estado de São Paulo. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 27. https://doi.org/10.5380/dma.v27i0.28407

Edição

Seção

Artigos