Evolução e diferenciação dos sistemas agrários nos Campos de Cima da Serra: origem dos pecuaristas familiares produtores do Queijo Serrano

Autores

  • Larissa Bueno Ambrosini FEPAGRO
  • Lovois de Andrade Miguel PGDR/UFRGS
  • Eduardo Ernesto Filippi PGDR/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v26i0.26460

Palavras-chave:

sistemas agrários, Campos de Cima da Serra, pecuária familiar, queijo serrano.

Resumo

O tema do presente trabalho é a evolução dos sistemas agrários na região dos Campos de Cima da Serra (CCS), situada no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Buscamos a reconstituição histórica da ocupação desta região, desde seus primeiros habitantes, os índios, a fim de acompanhar a história do modo de exploração do meio e compreender como o mesmo evoluiu até sua estrutura atual, tendo como foco dois objetivos específicos: encontrar referências históricas dando conta da produção do queijo serrano (QS) e buscar as origens dos pecuaristas familiares dos CCS. Os pecuaristas familiares são produtores que se dedicam à bovinocultura de corte em empreendimentos onde a mão de obra é familiar, o tamanho das propriedades é considerado pequeno para a atividade e a racionalidade econômica prioriza a reprodução social da família. Nos CCS, uma das alternativas para complementar a renda dos pecuaristas familiares é a produção do QS. Nesse trabalho, utilizamos como instrumento de análise a Teoria dos Sistemas Agrários, o que permitiu reconstituir a história da interação da sociedade com seu meio natural e verificar que o QS é um patrimônio cultural dos CCS.

Biografia do Autor

Larissa Bueno Ambrosini, FEPAGRO

Mestra em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Doutoranda em Sciences Economiques et de Gestion na Université d’Auvergne, UdA, França e Pesquisadora da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO).

Lovois de Andrade Miguel, PGDR/UFRGS

Doutor em Agricultura Comparada e Desenvolvimento Agrícola (Institut National Agronomique Paris Grignon). Professor da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Eduardo Ernesto Filippi, PGDR/UFRGS

Doutor em Economia Política (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, UVSQY). Professor do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais (DERI) e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) e em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-12-29

Como Citar

Ambrosini, L. B., Miguel, L. de A., & Filippi, E. E. (2012). Evolução e diferenciação dos sistemas agrários nos Campos de Cima da Serra: origem dos pecuaristas familiares produtores do Queijo Serrano. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 26. https://doi.org/10.5380/dma.v26i0.26460

Edição

Seção

Artigos