Trajetória e perspectivas da gestão privada do saneamento na América Latina: contrastes e aproximações entre Brasil e Argentina

Autores

  • Marcelo Coutinho Vargas UFSCar
  • Bernard de Gouvello CEREVE-ENPC

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v24i0.21473

Palavras-chave:

políticas de saneamento pró-mercado, Brasil e Argentina, contrastes e aproximações, dependência da trajetória, perspectivas da gestão privada.

Resumo

Com base na literatura especializada e na pesquisa de algumas fontes primárias, o texto examina os contrastes e as aproximações na trajetória das políticas de saneamento pró-mercado implantadas no Brasil e na Argentina durante os anos 1990, procurando entender como políticas semelhantes, adotadas em conjunturas similares, tiveram alcance e resultados tão diversos, à luz das noções de “capital social” e “dependência da trajetória”. Procura examinar igualmente as perspectivas atuais de desenvolvimento da gestão privada dos serviços deste setor em ambos os países.

Biografia do Autor

Marcelo Coutinho Vargas, UFSCar

PhD em Urbanismo pela Universidade de Paris XII. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Depto. de Ciências Sociais da UFSCar.

Bernard de Gouvello, CEREVE-ENPC

Doutor em Urbanismo pela Universidade de Paris XII. Professor da Universidade de Paris Leste. Pesquisador do Centre de Recherches sur l’Eau, la Ville et l’Environnement (CEREVE) da École Nationale des Ponts et Chaussées (ENPC).

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

Vargas, M. C., & de Gouvello, B. (2011). Trajetória e perspectivas da gestão privada do saneamento na América Latina: contrastes e aproximações entre Brasil e Argentina. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 24. https://doi.org/10.5380/dma.v24i0.21473

Edição

Seção

Territórios, Regulação e Sustentabilidade: entre sociedade e natureza