Ecologia política: onde está a ecologia?
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v23i0.19697Palavras-chave:
ecologia política, ecologia cultural, política ambientalResumo
RESUMO
Enquanto a ecologia política avançou, sua coerência como campo de estudo e suas contribuições intelectuais centrais permanecem tema de debates por vezes controversos. Uma das questões recorrentes e não resolvidas tem sido a seguinte: ‘Onde está a ecologia na ecologia política?’. Na verdade, a controvérsia surgiu sobre se, de fato, o campo havia se tornado ‘política sem ecologia’ (BASSETT e ZIMMERER, 2004: 103). Este breve artigo examina essa questão e argumenta que, apesar das afirmações dos críticos, há uma grande quantidade de pesquisas na ecologia política que se ocupa da ecologia biofísica como uma preocupação central.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.