Diálogos socioambientais: a experiência do projeto Maria de Barro
Resumo
Os resultados pouco satisfatórios das políticas de desenvolvimento dos anos 1990 evidenciaram a necessidadede se refletir sobre os conceitos, práticas e interesses envolvidos nos projetos de desenvolvimentolocal. No contexto dessa reflexão, surgiram práticas inovadoras na perspectiva da preservação ambientale da organização social. O projeto Maria de Barro, aqui discutido, é uma experiência que parte de umproblema-chave do município de Nazareno: a degradação dos solos, que incorpora e dialoga com váriosoutros problemas do cotidiano da população, apontando a complexidade das transformações sociais edo sentido do desenvolvimento. Três conceitos orientaram o debate e o desenho das ações do projeto:desenvolvimento, territórios e tecnologias sociais.
Palavras-chave
desenvolvimento territorial; tecnologias sociais; voçorocas
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v22i0.17818
Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.