Aspectos da Política Nacional de Saneamento diante da transição democrática da sociedade e do Estado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v22i0.16623Palavras-chave:
política de saneamento, participação e democracia, efetividade, bacia hidrográfica do litoral do ParanáResumo
Apresenta-se um breve estudo sobre a Política Nacional de Saneamento, mediante exposição de umpanorama do regime da antiga Lei n.º 5.318/67 em comparação com aquele trazido pela nova políticapública do setor, consubstanciada na Lei n.º 11.445/2007. Puderam ser extraídos da pesquisa algunselementos que apontam um impulso participativo na nova legislação, contudo, de modo ainda tímidodiante das possibilidades que se encontravam nas mãos dos gestores desta política pública. Após, busca--se incursão e rápida análise acerca dos dados relativos ao esgotamento sanitário em âmbitos nacional,regional e local, extraindo-se as conclusões que se entenderam pertinentes, no sentido de que a políticasanitária nacional, de modo geral, encontra precária implementação, especialmente considerando-se osdados obtidos na bacia hidrográfica do litoral do Paraná.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

