Entre América e Abya Yala – tensões de territorialidades

Carlos Walter Porto-Gonçalves

Resumo


O presente artigo pretende configurar as tensões de territorialidade ambientais, sociais e culturais que se apresentam nas designações lingüísticas Abya Yala, América, América Criolla, com significações próprias, e implicações de caráter eminentemente político. A primeira se inscreve, recentemente, no léxico político dos chamados povos originários que em luta contra processos históricos de cunho colonial e neocolonial, afirmam sua própria identidade, como sujeitos políticos; e as segundas referem-se a uma designação eurocêntrica (América) e a América Criolla, expressão com sentidos diferenciados nos países andinos, caribenhos e brasileiros. Assim, se procura caracterizar como a linguagem se territorializa num campo vasto de significações que abarca o ambiente como um todo em suas múltipas dimensões.

Palavras-chave


Abya Yala; America; tensions of territoriality; Américas; tensões entre territorialidades

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v20i0.16231



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter

 
A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.