Considerações sobre a evolução do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e o ordenamento territorial da Amazônia: interações entre o Estado e a Ciência

Josimara Martins Dias, Newton Müller Pereira

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de traçar considerações sobre a evolução das Unidades de Conservaçãoem meio ao ordenamento territorial da Amazônia e, para compreender esse processo, propõecinco períodos. Atualmente, a Amazônia brasileira é a região que detém a maior concentração de áreasprotegidas no Brasil. É também a região que mais recebeu incentivos para tal prática no mundo a partirdo ano 2000. Então, o presente artigo discute a conformação da função social dessas áreas protegidasem relação aos interesses locais, nacionais e internacionais mediados pelas relações estabelecidas entre o Estado e a Ciência.

Palavras-chave


Amazônia; política científica; política ambiental

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v21i0.15933



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.