A ideia da natureza como patrimônio: um percurso histórico
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v19i0.14517Palavras-chave:
natureza e sociedade, representações sociais, patrimônio natural, nature and society, social representations, natural patrimonyResumo
O artigo estabelece conexões históricas entre algumas representações sociais da natureza que se esboçam no e sobre o Brasil e que permitem vislumbrar como, ao longo do tempo, constrói-se a ideia da natureza como um bem patrimonial. Para tanto, discute as diversas descobertas do Brasil como nação e as tentativas, contrárias e contraditórias, do poder público e dos seus representantes de proteger a natureza e dar a ela um status de patrimônio. Embora alguns conservacionistas tenham tentado superar uma ótica utilitarista e antropocêntrica sobre a natureza, foi esta que prevaleceu na política patrimonial brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

