Hans Jonas e a proposta de uma ética para a civilização tecnológica

Autores

  • Mario Sergio Alencastro Universidade Tuitui do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v19i0.14115

Palavras-chave:

ética, meio ambiente, responsabilidade, ethics, environment, responsibility

Resumo

A crise ambiental contemporânea é o cenário a partir do qual se desenvolve o presente artigo. As sociedades modernas estão diante de um grande paradoxo, pois, ao mesmo tempo em que a tecnologia se faz cada vez mais presente na vida das pessoas, as suas consequências, muitas vezes imprevisíveis e perigosas para o ser humano e meio ambiente, estão impondo novas reflexões axiológicas. Nesse contexto, o objetivo principal do trabalho é discutir a possibilidade da formulação de uma ética de responsabilidade, em face da crise ambiental da civilização técnico-científica. Para tanto, tomou-se como referência a teoria ética proposta por Hans Jonas, autor emblemático no campo do ambientalismo e cuja contribuição teórica parece mais pertinente às questões que serão abordadas.

Biografia do Autor

Mario Sergio Alencastro, Universidade Tuitui do Paraná

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem Pós-Graduação em Filosofia (PUC/PR) e Administração de Empresas (FAE/PR). Atualmente é professor na Universidade Tuiuti e nas Faculdades Integradas Santa Cruz, ambas em Curitiba/PR.

Áreas de interesse: Epistemologia e Filosofia do Meio Ambiente; Ética Ambiental; Sustentabilidade; Padrões de Produção e Consumo.

Downloads

Publicado

2009-06-14

Como Citar

Alencastro, M. S. (2009). Hans Jonas e a proposta de uma ética para a civilização tecnológica. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 19. https://doi.org/10.5380/dma.v19i0.14115

Edição

Seção

Artigos