Problemática ambiental ou problemática socioambiental? A natureza da relação sociedade/meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v18i0.13427Palavras-chave:
socio-environmental issue, sustainability, interdisciplinarity, paradigm, problemática socioambiental, sustentabilidade, interdisciplinaridade, paradigmaResumo
A problemática socioambiental postula uma mudança de paradigma que tem como base de sustentaçãouma racionalidade alternativa aos grandes conflitos da sociedade moderna. Esses conflitos são traduzidose resumidos pela difícil relação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A mudançade paradigma está no fato de inserir a sustentabilidade socioambiental como critério de desenvolvimento.A problemática socioambiental postula também outra abordagem epistemológica por intermédio da visãosistêmica e da atuação interdisciplinar, apoiada numa mudança moral e ética. O objetivo deste ensaio édiscorrer sobre esses postulados de mudança e sobre a dicotomia entre sistemas ecológicos e sociais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.