Padrões de interação sociedade e natureza: algumas peculiaridades do caso brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v17i0.13414Palavras-chave:
society and nature, representations of nature, nature appropriation patterns, agriculture and nature in Brazil, sociedade e natureza, representações de natureza, apropriação da natureza, agricultura e natureza no BrasilResumo
O artigo explora os padrões de interação com o meio ambiente que se verificam na sociedade brasileira,bem como as concepções simbólicas de natureza a eles vinculadas. Três pontos de vista orientaram aexploração: uma discussão do ponto de vista cultural sobre a relação entre as atitudes face à natureza e adinâmica do sistema social brasileiro; o das concepções de natureza ligadas aos processos de construçãodo Estado e das noções de memória e identidade nacional; e o das relações entre a apropriação da naturezae os principais processos econômicos de ocupação do território. Constatou-se, sob as três óticas,uma série de coincidências de padrões relacionais e atitudes que se repetem no tempo, mas também quehá um contraponto entre dois modos de ver a natureza, o que pode suscitar novas possibilidades para compreender e agir sobre o meio ambiente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.