Homem e “natureza” em um parque nacional do sul do Brasil: meios de vida e conflitos nos arredores da Lagoa do Peixe
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v20i0.12291Palavras-chave:
traditional population, protected areas, traditional ecological knowledge, small-scale fisheries, Brazil, população tradicional, unidade de conservação, conhecimento ecológico tradicional, pesca artesanal, BrasilResumo
Este artigo avalia a legitimidade de Parque Nacional como a categoria de Unidade de Conservação mais apropriada para a região da Lagoa do Peixe (RS). Os meios de vida, conhecimentos ecológicos e cultura dos pescadores tradicionais têm sido ameaçados pela criação e implementação desta unidade de conservação, causando conflitos que prejudicam objetivos de conservação ambiental. Sugere-se que a população tradicional seja incluída como parceiros para a proteção dessa área de elevada relevância ecológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.