Educação para compatibilizar desenvolvimento e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v15i0.11895Palavras-chave:
educação, desenvolvimento e sustentabilidade, valores éticos, transdisciplinaridade e complexidade, education, development and sustainability, ethical values, transdisciplinarity and complexityResumo
Promover uma Educação adequada para que a sociedade possa buscar e consolidar o desenvolvimento
voltado para a sustentabilidade, no mais amplo sentido, é, sem dúvida, uma questão essencialmente
política. Mas é, sobretudo, uma questão que leva às perguntas: com que freqüência, com qual atitude,
com quais pesquisas e ações, a academia pode sugerir caminhos neste sentido? Este artigo demonstra
que a resposta depende de um reconhecimento da relação entre os sistemas de conhecimento e os valores
humanos. De forma geral, pode-se afirmar que este tipo de educação voltada para pensar, conjuntamente,
valores éticos e saberes transdisciplinares é, no fundo, o que poderia ser nominado de Educação para
a Paz, ou seja, uma conduta que pode conduzir o ser humano a atingir o estado de real consciência, só
possível quando conhecimento e comportamento humano estejam solidários.
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