John Banville: narrativa ecfrástica e picturalidade

Autores

  • Solange Viaro Padilha Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (FARESC)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v97i0.58234

Palavras-chave:

Écfrase, John Banville, Marcadores picturais

Resumo

A literatura e as artes visuais sempre estabeleceram um diálogo. Na Grécia antiga, poetas e filósofos já discutiam a proximidade entre a poesia e a pintura; a écfrase era utilizada como procedimento retórico. Na contemporaneidade, os entrelaçamentos intermidiais configuram um fértil campo de estudos comparatistas. Esta pesquisa investiga as relações entre a palavra e a imagem no romance O livro das provas (1989), do autor irlandês John Banville, texto com o qual conquistou o Guinness Peat Aviation Award. Em tom confessional, o protagonista do romance rememora o passado utilizando uma narrativa não-linear, condizente com o tom memorialístico adotado. Suas referências à pintura acentuam o caráter pictural do texto, que discute a relação entre a vida e a arte e também a permeabilidade das fronteiras entre a realidade e a representação. Com base em estudos a respeito da écfrase, esta pesquisa pretende analisar a arquitetura textual de John Banville e destacar os marcadores picturais presentes no romance.

Biografia do Autor

Solange Viaro Padilha, Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (FARESC)

Doutoranda em Estudos Literários, possui Mestrado e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professora nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Comparada, dedicando-se especialmente aos estudos da intermidialidade. 

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Padilha, S. V. (2018). John Banville: narrativa ecfrástica e picturalidade. Revista Letras, 97. https://doi.org/10.5380/rel.v97i0.58234

Edição

Seção

Número temático (97): Retórica e Alteridade