O duplo visconde partido ao meio de Italo Calvino

Autores

  • Natalia Guerra Brisola Gomes UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Brito UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v92i0.39860

Palavras-chave:

Alteridade. O visconde partido ao meio. Italo Calvino.

Resumo

Ainda que com personagens e enredos isolados, os romances da trilogia I nostri antenati, de Italo Calvino, dialogam entre si pela questão da busca do indivíduo por uma identidade própria. A primeira história, O visconde partido ao meio, trata o assunto a partir da alteridade, ilustrando que o conhecer-se a si mesmo depende também de uma visão externa, a interpretação de outro ser. Medardo di Terralba, um visconde irrevogável em suas opiniões, de repente tem seu corpo divido em dois durante uma batalha. Ao se transformar em metades física e mentalmente independentes, o jovem compreende sua incompletude. A partir de então, detentor de um duplo, o protagonista passa por diversas situações semelhantes às dos clássicos da literatura e da psicologia que se debruçam sobre essa temática. A narrativa do escritor italiano permite, portanto, uma considerável apreciação de variadas apresentações do tema ao longo dos séculos.

Biografia do Autor

Natalia Guerra Brisola Gomes, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Graduada no curso de Letras com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Centro de Letras, Comunicação e Artes, Campus Jacarezinho. Integrante dos Grupos de Pesquisa Literatura e História: Memória e Representação (UENP) e "Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino" (UENP). Mestranda em Estudos Literários da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista da CAPES.

Luciana Brito, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP, membro da Comissão de Inciação Científica da UENP e coordenadora de dois Grupos de Pesquisa com registro no CNPQ. Também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do romance, cânone, memória, historiografia literária, crítica literária, análise de textos literários, imprensa literária, literatura italiana e teatro.

Downloads

Como Citar

Gomes, N. G. B., & Brito, L. (2015). O duplo visconde partido ao meio de Italo Calvino. Revista Letras, 92. https://doi.org/10.5380/rel.v92i0.39860

Edição

Seção

Estudos Literários