RESISTÊNCIA INDIVIDUAL NO TERCEIRO REICH: "RETRATO DE GRUPO COM SENHORA" DE HEINRICH BOELL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19659Resumo
Em seu romance Gruppenbild mil Dame |Retrato de grupo com senhorc), publicado em 1971, o escritor alemão ocidental Heinrich Boell reúne, sob forma pseudodocumcntárla, declarações de personagens de ficção, tendo por resultado a biografiado uma mulher com um dom sensual mal conhecido Pelo exemplo desta mulher e do ambiente humano que a cerca, o autor mostra sobretudo numerosos exemplos de epesição política no Terceiro Reich. Com base nestes casos, o leitor há de constatarque os comportamentos, acentuados por Boell positivamente, constituem expressão de um egocentrismo burguês com uma mundividência humanística diluída.Tais comportamentos quando muito desmascaram toda oposição como uma desajeitada rejeição do incompreendido mundo exterior. Por outro lado, os traços neurórlto-doentiosdos heróis e seu inconfesso desejo de participar da comunidade (a "sensualidade" de Leni) apresentam uma nova, talvez de Boell mesmo ainda não descoberta perspectiva: que o conceito burguês de individualismo e um obstáculo historicamente superado, o qual impede o desenvolvimento de uma verdadeira consciência social.
Downloads
Como Citar
Wischmann, C. (1975). RESISTÊNCIA INDIVIDUAL NO TERCEIRO REICH: "RETRATO DE GRUPO COM SENHORA" DE HEINRICH BOELL. Revista Letras, 23. https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19659
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

