PARA UMA GRAMÁTICA DO TERROR: DOIS MOMENTOS DA FICÇÃO PLATINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19540Resumo
Se o tema da violência, do poder, da delação e tantos outros se repetem sincrònica e diacronicamente nos fatos literários latino-americanos e no fenômeno social correspondente, a descrição de uma temática — no presente caso a do terror em duas obras da ficção platina, Amalia e La canción de nosotros — poderia levar ao descobrimento de uma estrutura comum relacionada ao fenômeno social correspondente. Para concretizar tal hipótese detrabalho, a análise foi realizada em três níveis: o da palavra (a partir de índices de vocabulário), o da frase (a partir do estudo das imagens) e o da estrutura (a partir do estudo das relações do personagem e do narrador com o tema estudado). Análise que permitiu chegar ao comprometimento dos textos sem decodificar a proposta do próprio autor e sem tratar especificamente do compromisso evidente do texto e das relações texto/contexto. Estas demonstram que embora cinco quartéis de século tenham passado entre a publicação de Amalia e de La canción de nosotros não se verificou a eliminaçãodo terror como coação político-ideológica, mas apenas uma variante no que se refere ao grau de informação/divulgação de sua existência e diferentes funçõesDownloads
Como Citar
Teixeira de Oliveira Zokner, C. (1976). PARA UMA GRAMÁTICA DO TERROR: DOIS MOMENTOS DA FICÇÃO PLATINA. Revista Letras, 25. https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19540
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