AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DO EFEITO DA PAUSA E DA ÊNFASE NA DURAÇÃO DAS VOGAIS E DO VOT .

Autores

  • Francisco Meneses Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v79i0.15927

Palavras-chave:

Duração segmental, Pausa, Ênfase

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar a relação entre duração segmental e a pausa e a ênfase sentencial. Para tanto, realizamos dois experimentos: um que avaliou a influência da posição de pausa na duração segmental e outro que avaliou a influência da ênfase. Foram obtidas medidas de duração relativa das vogais e do VOT de monossílabos CV nos contextos prosódicos de proximidade e distância de pausa e de pré, pós e ênfase. Os resultados encontrados evidenciam haver forte relação entre pausa e duração segmental e relação moderada entre ênfase e duração segmental. Tanto o contexto de pausa como de ênfase, em maior e menor intensidade, acarreta o fenômeno de redução consonantal compensatória, de forma que os efeitos prosódicos são perceptíveis sem comprometer a estrutura rítmica global do enunciado.

Biografia do Autor

Francisco Meneses, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Aluno de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia -FAPESB entre os anos de 2007 e 2009. Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Doutora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB. Diretora e pesquisadora do Laboratório de Fonética da instituição.

Downloads

Como Citar

Meneses, F., & Pacheco, V. (2009). AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DO EFEITO DA PAUSA E DA ÊNFASE NA DURAÇÃO DAS VOGAIS E DO VOT . Revista Letras, 79. https://doi.org/10.5380/rel.v79i0.15927

Edição

Seção

Estudos Linguísticos