POPE ATTACKS BLURRING OF GENDER: IDENTIDADE DE GÊNERO E LEITURA CRÍTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v79i0.15918Palavras-chave:
identidade de gênero, Análise Crítica do Discurso, ensino de leitura em língua estrangeiraResumo
A linguagem, seja escrita, audiovisual, corporal, é um recurso simbólico indispensável para a construção de “realidades” possíveis e identidades e para a mediação das atividades desempenhadas por determinados grupos sociais em contextos específicos (GEE, 2000). Por meio de gêneros discursivos, as pessoas agem no mundo de forma a privilegiar determinadas práticas sociais em detrimento de outras. Numa perspectiva crítica, cabe ao professor de línguas promover o questionamento de práticas sociais hegemônicas, tais como aquelas relacionadas ao papel das mulheres na sociedade e aos estereótipos hetero/homossexuais dominantes, de forma a desnaturalizar ideologias de senso comum (FAIRCLOUGH, 1992). O objetivo deste trabalho é analisar criticamente o texto midiático ‘Pope attacks blurring of gender’, como uma etapa preliminar, a fim de se discutir identidade de gênero na aula de leitura em língua estrangeira. Para realizar uma leitura crítica do texto, exploraremos dois conjuntos de questionamentos gerais, adaptados de Meurer (2002), de forma a guiar o professor numa análise crítica pré-pedagógica do texto, previamente à elaboração de atividades didáticas de leitura. São eles: 1) Como o texto apresenta/representa o conceito de gênero social para o leitor? Quais discursos estão envolvidos no texto? Esses discursos reforçam ou criticam uma visão tradicional de gênero social? 2) Quais identidades e papéis sociais são representados nesse texto? Que tipo de relações sociais esse texto reflete ou provoca? Por fim, argumentaremos sobre as implicações e a necessidade de se discutir identidade de gênero sob uma perspectiva crítica no ensino de línguas.
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