Dois Johns Correm Juntos: Rabbit, Run de Updike e Paradise Lost de Milton

Autores

  • Luiz Fernando Ferreira Sá UFMG
  • Miriam Piedade Mansur UFMG - FALE

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v80i1.15777

Palavras-chave:

Literatura Comparada, Literatura em inglês, Letras

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer à luz os traços do poema épico de John Milton, Paradise Lost, no romance de John Updike, Rabbit, Run, e demonstrar como tais traços se manifestam como uma reflexão dos personagens miltonianos, bem como de suas ações, sobre o protagonista de Updike, Harry Angstrom. Nessa reflexão, a procura de Angstrom pode ser lida em conjunção com o paraíso interior de Milton.

Palavras-chave: John Milton, John Updike, paraíso.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Ferreira Sá, UFMG

Luiz Fernando Ferreira Sa possui mestrado em Estudos Literários: Literaturas de Expressão Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado sanduíche em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Columbia University (2002) e pós-doutorado na PUC-MINAS e City University London (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas em Inglês e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: John Milton, poesia renascentista inglesa, pós-modernismo, pós-colonialismo e Salman Rushdie.

Miriam Piedade Mansur, UFMG - FALE

Miriam Piedade Mansur Andrade possui graduação em Letras Licenciatura - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).

Downloads

Como Citar

Sá, L. F. F., & Mansur, M. P. (2010). Dois Johns Correm Juntos: Rabbit, Run de Updike e Paradise Lost de Milton. Revista Letras, 80(1). https://doi.org/10.5380/rel.v80i1.15777

Edição

Seção

Estudos Literários