A TRAVESSIA DA ESCRITA: HELDER MACEDO, LEITOR DE MACHADO DE ASSIS
DOI :
https://doi.org/10.5380/rel.v59i0.2846Mots-clés :
Helder Macedo, Pedro e Paula, Machado de Assis, Esaú e Jacó, literatura comparada, littérature comparée.Résumé
Neste ensaio, pretendo discutir a influência da obra machadiana sobre a produção literária de Helder Macedo, especificamente Pedro e Paula. Procuraremos analisar a travessia da escrita, uma vez que o autor português lança um olhar descentrado sobre a literatura brasileira, ao revisitar o romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Que elementos da escrita machadiana são recuperados? Resgata-se apenas a maneira de escrever ou aspectos da nossa cultura? Este ensaio procura refletir sobre essas questões.
Résumé
Dans ce travail, on pretend discuter linfluence de loeuvre machadienne sur la prodution littéraire de Helder Macedo, particulièremente Pedro e Paula. On cherche à analyzer la travessie de lécriture, une fois que lauteur portugais envoie un regard descentré sur la literature brésilienne, lors quil revisite le roman Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Quels elements de lécriture machadienne sont recuperés? On récupére seulement la manière décrire ou des aspects de notre culture? Das ce travail, on cherche à réflechir sur les quéstions poses ci-dessus.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.