O papel da (re)duplicação na expressão de pluracionalidade em Libras

Autores/as

  • Luciana Sanchez-Mendes Universidade Federal Fluminense
  • Rimar Ramalho Segala Universidade Federal de São Carlos
  • André Nogueira Xavier Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v96i0.51047

Palabras clave:

libras, pluracionalidade, operação de plural

Resumen

Este artigo objetiva mostrar diferentes formas de expressar pluracionalidade na língua brasileira de sinais (libras). Mais precisamente, ele foca em três recursos formais – a duplicação de mãos, a repetição simples de movimento e a repetição de movimento alternado – e seu uso na expressão de plural de argumentos, plural de eventos e intensidade na libras. Uma parte dos dados aqui discutidos provém da reanálise interpretativa, por um sinalizante surdo e nativo de libras, dos sinais analisados por AUTOR (2016). A outra parte provém da eliciação, do mesmo sinalizante, desses sinais, levando em conta não apenas o número de mãos, mas também a possibilidade de o realizar repetidamente em sequência e, no caso da forma bimanual, através de movimento alternado. Além disso, eliciou-se também a interpretação de cada uma dessas formas. Do ponto de vista morfofonológico, nossos resultados mostram que nem todas as formas são possíveis para todos os sinais eliciados. Já da perspectiva semântica, eles reforçam que todas as leituras aqui eliciadas podem ser capturadas pela noção de pluracionalidade e formalmente analisadas como uma operação básica de plural.

Biografía del autor/a

Luciana Sanchez-Mendes, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense 

Doutora pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris 8

Mestre pela Universidade de São Paulo

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português / Linguística pela Universidade de São Paulo

Publicado

2017-10-23

Cómo citar

Sanchez-Mendes, L., Segala, R. R., & Xavier, A. N. (2017). O papel da (re)duplicação na expressão de pluracionalidade em Libras. Revista Letras, 96. https://doi.org/10.5380/rel.v96i0.51047

Número

Sección

Número temático (96): Linguística Formal