Eduardo Lourenço leitor de Vergílio Ferreira

Autores

  • Marcelo Franz PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.36126

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Letras, Literatura Portuguesa

Resumo

Inspirado na leitura da trajetória de Eduardo Lourenço, por ocasião de seu nonagésimo aniversário, este estudo busca situar possíveis relações entre seu pensar e o de Vergílio Ferreira, seu contemporâneo e amigo, falecido em 1996. Analisaremos os modos como, ao longo de décadas, Lourenço lê Vergílio Ferreira, percebendo como o olhar de Lourenço na direção da ficção e da ensaística vergilianas revela algo dos métodos e ênfases temáticas de sua discussão sobre literatura e filosofia, bem como seu posicionamento no espectro ideológico de Portugal no século XX. O mais importante ponto de aproximação dos dois autores é o conceito de “heterodoxia” desenvolvido por Lourenço. Esse conceito também pode ser entendido como o norte da opção estética assumida por Vergílio Ferreira a partir do fim dos anos 1940.

Biografia do Autor

Marcelo Franz, PUCPR

Marcelo Franz é formadao em Letras  Português-Francês  pela UFPR, mesma instituição onde fez o mestrado em Literatura Brasileira. É doutor em Literatura Portuguesa pela USP, onde desde 2011, realiza estudos de Pós-Doutorado no DTLLC da FFLCH. É professor titular da PUCPR desde 1999, ministrando conteúdos de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Cultura Brasileira.

Downloads

Publicado

2014-11-02

Como Citar

Franz, M. (2014). Eduardo Lourenço leitor de Vergílio Ferreira. Revista Letras, 90(2). https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.36126

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Identidade e Cultura nos Noventa Anos de Eduardo Lourenço