MORTE EM VENEZA: DESEJO E INTERDIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v55i0.2819Palavras-chave:
Psicanálise e literatura, paixão, morte, Psychoanalysis and literature, passion death.Resumo
Este artigo analisa a novela Morte em Veneza, de Thomas Mann, tomando como referência alguns conceitos da psicanálise. Quero ressaltar que não tomo a trama da novela e seus personagens como elementos para a construção de um caso clínico, mas sim de uma aproximação entre a literatura de Thomas Mann e a psicanálise de Freud, ambas em plena construção no início do século XX.
Abstract
This article analyzes Thomas Manns novel Death in Venice taking into account some concepts in Psychonalysis. Emphasis is placed not upon the novel and its charaters as elements for the construction of a clinical case, but on an approximation between Manns literature and Freuds Psychoanalysis, both under construction in the early 20th century.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

