A implementação de um componente curricular sobre avaliação no curso de formação inicial de professores de língua inglesa: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.94993

Palavras-chave:

Formação de professores de línguas, Letramento em avaliação de línguas, Língua inglesa

Resumo

Embora haja consenso de que a avaliação é um componente de extrema importância no sistema educacional, a formação docente para a avaliação de línguas no Brasil tem sido conduzida de forma muito tímida. Na Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) (Brasil, 2019), documento que postula diretrizes nacionais a fim de possibilitar o desenvolvimento de competências gerais e específicas essenciais à atuação docente, a avaliação é enquadrada como uma competência específica relacionada à prática profissional. Nesse contexto, este artigo relata trajetória da concepção e o processo de implementação e aprimoramento do componente curricular obrigatório Inglês: Laboratório de Ensino 3 (avaliação), proposto para estudantes do quarto semestre do curso de licenciatura em Letras Inglês da Universidade de Brasília. Abordamos também as lições e reflexões suscitadas a partir da prática e da contribuição dos discentes.

 

Biografia do Autor

Gladys Quevedo-Camargo, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução

Vice-diretora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília

Mariana Marceli Damacena-Dutra, Universidade de Brasília

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília e doutoranda no Programa de Pòs-Graduação em Linguística na mesma universidade.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Quevedo-Camargo, G., & Damacena-Dutra, M. M. (2024). A implementação de um componente curricular sobre avaliação no curso de formação inicial de professores de língua inglesa: um relato de experiência. Revista Letras, 110(1), 154–169. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.94993

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes